24 de nov. de 2012

O prefeito eleito do município de Jussiape, no sudoeste da Bahia, Procópio Pereira de Alencar (PDT), o Dr. Procópio, foi assassinado

O prefeito eleito do município de Jussiape, no sudoeste da Bahia, Procópio Pereira de Alencar (PDT), o Dr. Procópio, foi assassinado, neste sábado, 24 de manhã, junto com a esposa Jandira, por um homem identificado como Coló.
De acordo com o jornal da Chapada, o prefeito eleito, de 75 anos, estava em reunião com um vereador, que também morreu no atentado, ao ter sua casa invadida pelo atirador.
O comentário na cidade da Chapada Diamantina é que o autor dos disparos seria um caçador. O homem, após cometer o triplo assassinato, dirigiu-se à feira livre do município à procura de outras vítimas.
Policiais militares tentaram conter o homem, houve troca de tiros e dois PMs ficaram feridos. O atirador foi alvejado e morreu, de acordo com a rádio 88 FM, de Livramento de Nossa Senhora.
Informada do assassinato do prefeito eleito, a senadora Lídice da Mata (PSB) comunicou o ocorrido ao governador Jaques Wagner (PT) e à Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.
Em contato com A TARDE, o secretário da SSP, Maurício Barbosa, informou que um grupamento especializado das polícias Civil e Militar já estava se deslocando para o município.
O presidente estadual do PDT, Alexandre Brust disse, ao ser informado do ocorrido pela reportagem, que iria tomar as providência necessárias para elucidar o fato. Doutor Procópio foi eleito com 3.212 votos, e respondia pela prefeitura desde 2008, quando o então prefeito, Vagner Neves Freitas (PTB), teve o mandato cassado.
O vice-prefeito Gilberto Freitas (PSC) assume a prefeitura até dezembro e em janeiro, toma posse no lugar do prefeito assassinado.
Patrícia França/ATarde

Riacho de Santana: lavrador é acusado de estuprar duas crianças.


Janilton Rocha do Amaral acusado de estuprar as menores
Foi preso nesta sexta-feira, (23) o elemento identificado JANILTON ROCHA DO AMARAL (28 anos), vulgo "DEDÉ".

O Dedé era morador da zona rural de Riacho de Santana e é acusado de ter praticado estupro de duas menores de 07 anos. De acordo com o delegado Titular de Riacho de Santana, Dr. Antônio Rosélio Marques, o criminoso vinha abusando sexualmente das duas crianças há aproximadamente 01 ano.

O Conselho Tutelar da cidade registrou a Ocorrência Policial nesta terça-feira e a Policia Civil de Riacho agiu rapidamente no sentido de colher as provas para representar pela preventiva do estuprador que confessou o crime, alegando ter apenas "acariciado" as menores afirmando que não manteve relações sexuais com nenhuma das duas.

 "Não descartamos a possibilidade de haver outras vítimas deste "maníaco" e as investigações continuarão", afirmou o delegado.

Com informações do ALÔ CIDADE

Potencialidades do Baixo São Francisco alagoano são apresentadas em exposição

Biojóias, artesanato de couro de tilápia de Piranhas (AL) e de couro de ovinos e caprinos de Batalha (AL), cosméticos de leite de cabra de Maravilha (AL), equipamentos agrícolas, biscoitos artesanais, instituições bancárias e de financiamento do desenvolvimento regional como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.
Esses são alguns dos expositores da 7ª edição da Expo São Francisco - Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, evento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na histórica cidade de Penedo, neste final de semana, sexta-feira, 23, e sábado, 24 de novembro, a partir das 18 horas, na praça 12 de Abril, na orla fluvial do rio São Francisco.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira, a 7ª edição da Expo São Francisco pretende trazer para Penedo uma amostra do que há de melhor na região do Baixo São Francisco alagoano na área de artesanato, cooperativismo, associativismo, prestação de serviços, em educação, entre outras. “O tema deste ano, Codevasf: desenvolver o homem de forma sustentável, resume bem a missão de nossa exposição.
Pretendemos, a partir das ações da empresa na área de desenvolvimento regional, reunir experiências de sucesso apoiadas pela companhia e mostrar que é possível desenvolver um região de forma sustentável, com equilíbrio ambiental e geração de renda, a exemplo dos artesãos que geram renda a partir do que poderia ser lixo orgânico, como o artesanato de couro de tilápia e de ovinos e caprinos, mas que se transformam em verdadeiras obras de arte da cultura regional e biojóias”, destacou.
EXPOSITORES
A 7ª Expo São Francisco terá 30 expositores das mais diversas áreas, que ocuparão a Praça 12 de Abril em Penedo com estandes que apresentarão resultados de projetos, prestação de serviços e comercialização de produtos, a exemplo do estande da Natrucapri, uma associação de artesãs do município de Maravilha, sertão alagoano, que produzem sabonetes utilizando leite de cabra.
Entre os expositores, estão Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Biscoitos D'Lícia de Penedo, as secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri) e de Pesca e Aquicultura de Alagoas (Sepaq), Cooperativa de Turismo Rural de Penedo, Associação de Artesãs de Couro de Tilápia de Piranhas (AACT), Associação de Couro de Batalha (AACB), entre outras instituições.
A programação do evento inclui ainda capacitações. O Senar Alagoas, uma das instituições expositoras do evento, irá ministrar no sábado (24), no período da manhã, em parceria com a Codevasf, a oficina Empreendedorismo no Meio Rural. A atividade será direcionada a produtores rurais do sertão alagoano atendidos por ações de inclusão produtiva da Codevasf dentro do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal. A companhia também promoverá durante o evento o Ciclo de Palestras Codevasf: desenvolver o homem de forma sustentável, que discutirá com os participantes os principais programas e projetos executados pela empresa para o desenvolvimento regional do Baixo São Francisco alagoano. 
No estande da Codevasf, os visitantes também conhecerão as principais ações da companhia na promoção do desenvolvimento regional dos 49 municípios alagoanos que integram o Baixo São Francisco alagoano. No local, serão expostos os peixes de espécies nativas produzidos pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco) dentro das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 
Os visitantes poderão ainda obter informações sobre as atividades de desenvolvimento territorial e inclusão produtiva executadas pela empresa em Alagoas, a exemplo da disponibilização de um laboratório móvel, o bodemóvel, para produtores de ovinocaprinocultura do sertão alagoano e demais investimentos nesta atividade econômica.
O destaque deste ano no estande da Codevasf será uma unidade demonstrativa do Programa Água para Todos, que apresentará o funcionamento do sistema de cisterna para consumo humano, primeira ação do programa, que pretende universalizar o acesso à água.
No local, técnicos da Codevasf estão preparados para esclarecer dúvidas dos visitantes e orientá-los sobre quem pode ser beneficiado pelo programa.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
A 7ª Expo São Francisco contará ainda com apresentações culturais e artísticas nos dois dias de evento.
Entre as atrações estão a Dança das Peneiras de Penedo, o coral Vozes do Brasil e o grupo de Pastoril da AABB Penedo e o grupo Demis Santana e os Órfãos do Cangaço se apresentando na sexta-feira (23). Já no sábado, estão programadas as apresentações da Dança da Peneira de Penedo, Adelson Voz e Violão e a banda Cores do Mar.
O grupo Demis Santana e os Órgãos do Cangaço será um dos destaques da 7ª Expo São Francisco. A atração reúne profissionais de grande reconhecimento na música, teatro, literatura de cordel e contação de estórias e apresentará na sexta-feira (23) um repertório musical que inclui clássicos do forró, baião, xote e xaxado e declamação de cordéis do Mestre Cordelista Jorge Calheiros e do poeta-ator Demis Santana.
A abertura oficial do evento está programada para às 18 horas desta sexta-feira (23) no local do evento em Penedo.

Polícia patrulha Rio São Francisco para impedir pesca durante época do defeso

Polícia ambiental em patrulhamento
As Companhias Independentes de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA) tem realizado patrulhamento no Rio São Francisco, no baixo e médio rio, com o objetivo de fiscalizar o período de proibição da pesca em toda a Bacia do Rio São Francisco e seus afluentes, período chamado de Defeso.
O Defeso começou oficialmente no dia 1º deste mês de novembro, prossegue até o dia 28 de fevereiro de 2013, e visa proteger os peixes que, nesta mesma época, começam a “Piracema”, que na língua Tupi significa “subida do peixe”.
Nesse período, os peixes sobem o rio para encontrar lugares mais adequados para a sua reprodução, e por isso não podem ser capturados.

Ratinho ressurge das cinzas, incomoda Record e vira carta na manga do SBT

Ratinho: de volta ao centro das atenções do SBT, com belo desempenho no Ibope em 2012
Quem diria, não é mesmo? Três anos após um retorno discreto, longe do desempenho no Ibope que alcançava nos início dos anos 2000, Carlos Massa, o Ratinho, volta a ser protagonista do elenco do SBT, com seu 'Programa do Ratinho' consolidando uma das maiores médias de audiência do canal em 2012 (hoje, a atração costuma fechar suas performances com 10 pontos, em média, ficando apenas atrás de 'Carrossel' no ranking interno).

Notícia boa para Silvio Santos, mas uma pedra no sapato a mais para a Record, pega de surpresa com o desempenho do adversário, contribuindo ainda mais para o problemático Ibope da emissora de Edir Macedo este ano.

Até mesmo a Globo, em menor escala, pode atribuir a dificuldade em alçar maiores voos com 'Salve Jorge' à performance invejável que Ratinho vem tendo no segundo semestre de 2012. Um desempenho que já virou carta na manga do SBT em seu horário nobre. Com muita justiça.

Presidente da Codevasf recebe representantes do Projeto Formoso

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, foi recebido em Brasília, pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, para discutir de que maneira serão investidos os R$ 29 milhões destinados ao Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa. O anúncio do recurso aconteceu no início de novembro, durante a visita da presidente Dilma Rousseff à Bahia, quando esteve em Malhada para lançar o Programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

Salles, acompanhado pelo prefeito eleito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, do deputado federal Mário Negromonte e do deputado estadual Mário Junior, disse que a reunião trouxe bons resultados, como a construção da estrada de 310 km, dentro do perímetro do projeto. “Dos 29 milhões, 12 serão repassados da Codevasf para o Derba, que já abriu licitação para a realização desta obra”, contou.
A comitiva conseguiu garantir junto à Codevasf, que nos próximos 60 dias, seja aberta licitação para contratar uma empresa que elabore o projeto executivo para realizar a troca do sistema atual de irrigação dos pequenos produtores, para o sistema de irrigação por aspersão, o que vai gerar economia de água e energia, dando mais competitividade aos agricultores familiares do projeto.
Outro ponto de pauta discutido foi os débitos fundiários e de água dos produtores, junto à Codevasf.

Segundo o secretário Eduardo Salles, surgiram duas propostas, sendo a primeira elaborar medida provisória, e a segunda alterar a lei de irrigação, para que haja a negociação das dívidas, estimadas em 100 milhões. “Os produtores pediram para que o débito seja pago, mas sem juros e correção, e o valor seja parcelado. Esse pleito será intermediado pelo deputado federal Mário Negromonte, junto aos seus colegas congressistas”, explicou.
Uma boa notícia, resultante do encontro, é a elaboração de um o plano diretor e a construção de projeto executivo de abastecimento de água tratada, para pontos centrais do Formoso, uma reivindicação do prefeito eleito Eures Ribeiro, que foi acatada e encaminhada para os técnicos da Codevasf dar prosseguimento à demanda. Além disso, serão revitalizados canais, rede de drenagem, estações de bombeamento, dentre outros pontos, que serão executados pelo próprio distrito, para dar mais agilidade às obras.
Projeto Formoso
O Formoso é um dos projetos inseridos no Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), lançado na Bahia, no início de novembro, pela presidente Dilma Rousseff. A intenção do programa nacional é investir, em 15 estados, R$ 10 bilhões, com recursos públicos e privados, para realizar obras de infraestrutura hídrica e produção agrícola em perímetros irrigados.
A Bahia foi contemplada com R$ 500 milhões de investimento público até 2014. O Mais Irrigação irá recuperar e ampliar os projetos Salitre e Canal do Sertão, em Juazeiro, e Baixio de Irecê, em Irecê, além de implantar os novos projetos Formosa, Estreito, Mucugê, Mucambo, Iuiú e Rio de Contas.
O Projeto Formoso é responsável por aproximadamente 6 mil empregos diretos e 10,3 mil empregos indiretos, possui cerca de 11.750 hectares de área irrigável, sendo que 10,8 mil hectares estão atualmente ocupados. Os lotes familiares respondem por 65% do total da área cultivada no perímetro, onde os sistemas de irrigação mais utilizados são a aspersão convencional e a microaspersão. A produção de alimentos registrada em 2011 foi de 166,8 mil toneladas. Predomina a exploração de banana, que em 2011 alcançou mais de 80% da área cultivada, seguida de mamão.

Fonte: ASCOM SEAGRI

Plenária do Comitê do São Francisco discutirá questões da bacia em Penedo

Empresas usuárias de água, representantes do poder público federal, estadual e municipal, sociedade civil, além de universidades, comunidades quilombolas e povos indígenas participarão da XXII reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, que se realizará na próxima semana, na cidade histórica de Penedo (AL), localizada a margem esquerda do rio, região do Baixo São Francisco.

O objetivo é discutir questões atuais, relacionadas com a vida da bacia e do rio São Francisco, a exemplo do processo de renovação das concessões e do licenciamento para a operação das grandes usinas hidroelétricas, de que trata a Medida Provisória – MP 579/2012, em tramitação no Congresso. O tema será objeto de duas apresentações, por parte do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

A programação da plenária abrange três dias, entre 27 e 29 de novembro. A abertura será na noite de terça-feira, 27, com as presenças do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Francisco Gaetani, do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério, Pedro Wilson Guimarães, do presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu Guillo, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz. Também estão confirmadas as presenças dos secretários de meio ambiente de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Durante o dia 27, antes da abertura, acontecerá no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM), a V Oficina de Acompanhamento do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, promovida pelo MMA, para a discussão do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – PRSF. Reunindo 15 órgãos públicos federais, a oficina demarcará a retomada das atividades do Conselho Gestor do programa, que passará a incorporar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Com informações do AQUI ACONTECE

Leilão do TRT-BA em Guanambi recebe lances virtuais

O leilão do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) em Guanambi já recebe lances virtuais no site Nordeste Leilões (www.nordesteleiloes.com). Lotes de terra e propriedades agrícolas são alguns dos destaques da hasta, que será realizada na próxima terça-feira, 27, no município de Guanambi, a 796 km de Salvador, a partir das 8h30, no endereço Leopoldo Hotel, Praça José Ferreira, 184, centro.

Dentre os 45 lotes oferecidos, 16 estão compostos de propriedades agrícolas e imóveis rurais, com preços que variam entre R$ 4,5 mil (lote 42) e R$ 25,11 milhões (lote 2). Avaliado em R$ 15 mil e com lance inicial de R$ 4,5 mil, o lote 42 já recebeu lances virtuais e é composto de três lotes de terra localizados na Avenida Minas Gerais com a Avenida Ceará, na cidade de Paramirim. Já o lote 2, avaliado em R$ 50,230 milhões e com lance inicial de R$ 25,11 milhões, ainda não recebeu lances e é composto de quatro imóveis rurais na 'Fazenda Vale Verde', situada no município de Cotegipe/BA.

Automóveis - Na categoria "automóveis" estão sendo oferecidos lotes a partir de R$ 6 mil, é o caso do lote 11, composto de um veículo automotor carga aberta, da marca GM Chevrolet, modelo D-70, cor predominante verde, com placa RD-5203 Barreiras/BA, ano de fabricação 1975. Outra opção na categoria é o lote 19, que traz um veículo de placa NYI-7882/BA, marca/modelo VW/Voyage 1.6 confort l, ano fabricação/modelo 2010/2011, na cor cinza vulcon, estofado dos bancos conservado, lanterna traseira direita quebrada, com pequenos arranhões. Até então, o bem avaliado em R$ 33 mil, recebeu um total de 45 lances virtuais, sendo o mais recente no valor de R$14,4 mil.

Além dos lotes de terra e automóveis, fazem parte do leilão máquinas de costura, fogão industrial, aparelhos de ar condicionado, masseira para pão, blocos de cerâmica, entre outros bens.

Com informações do A TARDE

23 de nov. de 2012

Guanambiense é acusado de integrar quadrilha que aplicava golpes em sites falsos de venda pela internet

Um guanambiense está sendo acusado de comandar uma quadrilha que aplicava golpes por meio de sites falsos de venda na internet. De acordo com informações da TV Anhanguera divulgadas na última quarta-feira (14), cinco empresários foram presos em Palmas, no Tocantins acusados de integrarem a quadrilha, entre eles, Douglas Franco, apontado como chefe do esquema. 

As investigações apontam que os acusados mantinham sites na internet onde vendiam produtos que nunca eram entregues aos clientes. Os nomes dos outros quatro presos não foram divulgados. 


A investigação partiu da Polícia Civil de Goiás  com o apoio da polícia do Tocantins. Além da apreensão de computadores e documentos, os suspeitos seriam proprietários de duas lojas em Palmas, a La Lunna, além de um site onde as compras fraudulentas estariam sendo feitas. 

Os estabelecimentos comercializam roupas e perfumes anunciados como importados. Há suspeita, no entanto, de que os produtos sejam falsos, segundo a polícia.
Uma das lojas do suposto grupo criminoso fica na região central da cidade, na Avenida NS-4, e a outra no Shopping Capim Dourado, de acordo com o site Mouranet.

O caso será mostrado pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão no próximo domingo. Veja chamada no link abaixo

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1682052-15605,00-QUADRILHA+APLICA+GOLPES+EM+SITES+FALSOS+DE+VENDA+PELA+INTERNET.html

Com informações do Farol da Cidade

Homem é assassinado a golpes de facão no município de Juvenília.

Os envolvidos já teriam se agredido verbalmente em outras ocasiões.

 

Um homem foi morto ontem no início da noite no Distrito de Porto Agrário, comunidade situada às margens do Rio São Francisco no Município de Juvenília, extremo norte de Minas Gerais.
O acusado foi identificado como sendo Marcondes, que teria desferido vários golpes de facão em Chico de Adolfo e fujido em seguida. A vitíma foi socorrida mais já deu entrada sem vida no Hospital Municipal São Geraldo em Malhada, Estado da Bahia.

De acordo com informações de pessoas que não quiseram se identificar, os golpes teriam atingido a vítima na cabeça, braço e pescoço, inclusive causando a exposição da massa encefálica.

A polícia Militar da cidade de Juvenília realizou várias diligências no Distrito de Porto Agrário e localidades rurais adjacentes a este, porém a té o fechamento dessa edição o autor ainda não havia sido preso.

Cinco das 20 cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia

O estado contabilizou 4.380 assassinatos em 2011.


Cinco dos 20 municípios mais violentos do pais estão na Bahia, de acordo com o Mapa da Violência, do Instituto Sangari. 

Sãs as cidades de Simões Filho e Lauro de Freitas, ambas localizadas na Região Metropolitana de Salvador, além de Eunápolis, Porto Seguro e Itabuna. "É um estado muito violento.

É uma questão de calamidade pública", afirma o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, que também aponta uma normalização na notificação dos homicídios ao sistema de saúde. "Até a década de 90, tínhamos um problema de subnotificação na Bahia. 

Ao menos, isso não ocorre mais, o que ajuda no diagnóstico do problema", diz. O estado contabilizou 4.380 assassinatos em 2011. 

Para efeito de comparação, o número supera as 4.194 mortes registradas em São Paulo.

Com Informações do Globo.

Guanambi: Mais um homicídio em Guanambi.

A polícia civil de Guanambi tem pela frente mais um crime a ser investigado. Henrique Viana Junior, 34 anos, foi vítima de vários tiros na noite desta quarta-feira (21/11), momento em que estava no Bar do Fiim, na Praça da Bandeira, no centro da cidade.

A autoria é atribuída a dois homens ainda não identificados que chegaram ao local numa motocicleta Honda CG 150, cor preta e efetuaram os disparos, um dos quais transfixou a cabeça da vítima, provocando exposição de massa encefálica.

Junior como era mais conhecido foi socorrido por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel e urgência) ao Hospital Regional onde não resistiu e morreu na manhã de hoje.

Junior tem passagens pela polícia, devido a envolvimento em crimes: em 2003, tentou matar Rosângela Pereira Fernandes, em 2005 assassinou Claudino dos Santos.

A vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio na noite de 13 de setembro deste ano, momento em que o mesmo viajava acompanhado da mulher numa motocicleta na estrada na zona rural, nas proximidades da fazenda Pau de Colher, ele foi atingido por tiros no torax, abdome, cocha e nas nádegas.

Com informações do Alô Cidade

Guanambiense é preso em Espinosa, após procurar Ministério Público

Às 14:30h da tarde de quinta-feira (22/11) compareceu a 22ª Corpin, os policiais civis do estado de Minas Gerais, oriundos da 20ª delegacia de Polícia Civil de Espinosa: Alex Sandro Custodio dos Santos e Lucas Moreira Dias apresentando Fernando da Conceição Bezerra preso no início da semana na referida cidade dentro da sede do Ministério Público Estadual, após o promotor de justiça realizar uma consulta no sistema INFOSEG no momento em que atendia o referido preso.
Ao constatar percebeu que havia um Mandado de Prisão em aberto contra o mesmo, então solicitou imediatamente a presença da Polícia Civil, que o conduziu a Delegacia daquela cidade e em seguida encaminhou a cidade de Guanambi.
A reportagem do JJSHOW em conversa com os policiais mineiros, fomos informados que este homem após cometer os crimes em Guanambi fugiu para cidade mineira, conseguindo um emprego de carteira assinada em uma empresa, mas ao procurar a Justiça nesta semana para resolver um problema de um dos 06 (seis) foi tudo descoberto.
Fernando que é natural de Guanambi e deu no momento da apresentação como endereço a Rua Francisco Fernandes S/N - (não consta o bairro) - Guanambi. Além disso, levava uma vida tranqüila ao lado da mulher e dos seis filhos na cidade mineira. Os policiais não souberam informar se ele teria cometido algum delito na cidade.    Foi apresentado e recolhido ao xadrez, onde ficará a disposição da Justiça.

Com informações do Alô Cidade

Governador autorizará licitação para recuperação de estradas na região sudoeste.

A deputada Ivana Bastos acompanhará o governador Jaques Wagner, no próximo dia 28 de novembro, em visita ao município de Vitória da Conquista, onde será assinada a autorização para licitação da obra de recuperação e pavimentação da estrada que liga os municípios de Malhada de Pedras e Rio do Antônio; e da estrada que liga os municípios de Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto.

A obra no trecho entre Malhada de Pedras e Rio do Antônio vem atender ao pleito da deputada Ivana Bastos, feito em março de 2011 através da Indicação No 18.420/2011. Já a obra no trecho entre Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras, na BA-263, numa extensão de 53 quilômetros, foi solicitada pela deputada Ivana Bastos, através da Indicação No 18.358/2011, feita em fevereiro de 2011, assim que assumiu o mandato parlamentar.

Recentemente, a parlamentar recebeu do secretário de Infraestrutura do Estado e vice-governador, Otto Alencar, a garantia de que os recursos destinados às duas obras de pavimentação solicitadas pela parlamentar estavam garantidos.

Para a deputada Ivana Bastos, a autorização para licitação das obras é uma vitória para o povo da região. "Lutamos por essas obras desde o início do mandato e hoje vemos que essas solicitações se tornarão realidade em breve. Comemoramos a garantia dos recursos e agora a autorização para a licitação das obras", declarou.

Com informações do Alô Cidade

Carro roubado em Carinhanha é recuperado em Brumado.

Segundo a policia, o veículo é de propriedade da secretária de Ação Social da cidade de Carinhanha, que havia sido roubado na última quinta-feira, 15 de novembro, no bairro Alto da Colina.

A equipe do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recuperou na tarde de quarta-feira, 21 de novembro, um veículo Gol, de placa HHY 6527, da cidade de Capitão Enéias (MG). O automóvel estava abandonado na Rua Turmalina, Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado. 

O veículo havia sido roubado no último dia 15 de novembro, no bairro Alto da Colina.


22 de nov. de 2012

Dr. Arnaldo Xavier Junior é assassinado na cidade de Coribe

O assassino teria desferido três disparos que o atingiu no peito e na cabeça


Dr. Arnaldo Xavier Junior

O advogado Dr. Arnaldo Xavier Junior foi assassinado por volta das 19 horas dessa quinta-feira (22) na cidade de Coribe. Segundo informações a tragédia aconteceu após uma discussão com um homem inicialmente identificado como Jefferson.

As informações dão conta de que Jefferson teria sacado uma arma e desferido um disparo.  Dr. Arnaldo teria corrido e entrado na residência da Senhora Valmira de Zuíno do Ramalho, momento em que seu assassino teria passado por uma cerca e ido pro fundo da casa, o alvejando pela porta do fundo e fugindo em seguida.

Até o fechamento dessa edição o corpo ainda se encontrava no local onde ocorreu o assassinato a espera de perícia.

Polêmico, destemido e militante do meio político em Coribe o advogado é autor do projeto Coribe Cidade Modelo ONU 2012 (TV) - Oslo 2018.

Dr. Arnaldo Xavier Junior, 43 anos, é natural da cidade de Coribe, concluiu o curso de Direito em 1996  pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC; era escritor de poesias, livros, contos, artigos, colunas revistas, jornais, sites, Pós-graduando Prof. Direito Empresarial Contemporâneo FMU SP.
 
O advogado era divorciado e deixa os filhos Pedro de 10 anos e Ana de 2, frutos de sua relaçao com a ex-esposa Luciana..

Currículo

41 anos, Cotado ONU 2017 - OSLO / AdvogadoGenuina Administração, Consultoria, negócios e Seguros
Escritor de poesias, livros; artigos; colunas de Revistas, jornaisPós-Prof. Direito Empresarial Contemporâneo, Consumidor / EmpresarialidadeContratos / Dir. Trabalho / Mercados Capitais – FMU FIAM FAAM FISP SP – 2009/2010
Palestrista co-criador BIENAL INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS – (Salvador–2010) Membro colaborador ABRACRIM / Associação Brasileira dos Advogados CriminalistasConvidado Especial Maiores Advogados - 5º Encontro ABRAC - Aracaju, 23,24/10/2009Co-criador Universidade Livre Direitos Humanos / Universidade Zumbi dos PalmaresDo Projeto OAB vai à Escola - Comissão do Jovem Advogado / OAB Santana SPPalestras sobre a EnfermagemCriação desde 1808 – Florence NightingaeleFMU Pós-Graduação; comissão de estudos Lançamento de obra jurídicaATASP Associação dos Taxistas de São Paulo – Central SindicalE pai do Pedro (10 anos) e da Ana (3 anos – do coração)(Presentes da Luciana, ex… `Meus orgulhos`)


Da redação do Carinhanha Onlline 

Casal recusa proposta e empresa constrói rodovia ao redor de imóvel na China

                                                                                                                                                                                           Com informações do Yahoo Notícias

Construtora deu sequência à obra mesmo com o imóvel no meio do local. (Foto: Reuters)
Após recusar uma proposta para permitir a demolição de sua residência, um casal de idosos da província de Zhejiang, na China, vive agora rodeado por uma rodovia. A construtora decidiu contornar o imóvel, isolando assim seus moradores.

De acordo com o casal, a compensação oferecida pela empresa responsável pela obra era insuficiente para custear os gastos para a construção de uma nova residência.

Idoso chinês observa o movimento da rodovia ao redor de sua casa. (Foto: Reuters)
O local não possui sinalização de trânsito adequada, como placas e faixa de pedestres, tornando-se assim um perigo tanto para os moradores do edifício quanto para os motoristas que trafegam pela região. A estrada foi construída no local que antes abrigava um vilarejo.

Dirceu come bode com petistas baianos



Foto: Bahia Notícias
Com informações do Bahia Notícias

A temporada do ex-ministro José Dirceu na Bahia foi encerrada nesta segunda-feira (19) com um almoço oferecido pela velha guarda do PT baiano, no bairro da Pituba.
De acordo com o anfitrião do almoço, o deputado estadual Josias Gomes, o ex-ministro estava de bom humor e gostou muito do bode servido na refeição. “Preparei  uma paella em homenagem à presidente Dilma Rousseff, que está na Espanha. Mas o Zé gostou mesmo foi do bode assado.

Até pediu  que mandássemos, a carne para ele, em Brasília”, disse Gomes ao jornal A Tarde. Ele é amigo de Dirceu desde a fundação do PT.

Foto: Bahia Notícias
Estavam presentes ao encontro o ex-presidente da Petrobras e atual secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, os deputados federais Zezéu Ribeiro e Valmir Assunção, os estaduais Luiza Maia, Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, além do presidente do PT, Jonas Paulo, o prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco, e o diretor superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos. No último final de semana, Dirceu foi flagrado de bermuda estampada na varanda da casa emprestada pelo empresário do setor imobiliário Manuel Martinez, dono da R2 Construtora, localizada em Camaçari.

Dois dias de festa pela libertação de Cachoeira

Da redação do 247
Na casa de Andressa, no condomínio de luxo Alphaville, celebração é intensa, com música alta e guloseimas da predileção do marido. Mais de 100 pessoas já passaram pelo local para confraternizar com o ex-detento. Em Anápolis, cidade natal do contraventor, chegou-se a cogitar a realização de uma carreata

Goiás247_ As comemorações pela libertação de Carlinhos Cachoeira do presídio da Papuda, em Brasília, não cessam na mansão de Andressa Mendonça, situada no condomínio de luxo Alphaville, em Goiânia. Uma pequena multidão de amigos e parentes se revezam em visitas para levar as boas-vindas e uma palavra de estímulo ao contraventor. Em Anápolis, cidade da família do contraventor, chegou-se a cogitar uma grande festa, com a realização de uma carreata.
Desde que chegou à capital goiana, nas primeiras horas de quarta-feira, o objetivo de Cachoeira era descansar por alguns dias e passar algum tempo sozinho com os três filhos (do casamento com a ex Andrea Aprígio) e atual mulher, Andressa. Mas, pelo menos uma centena de parentes e amigos mais íntimos correu ao seu encontro. Desprevinida, Andressa precisou contar com a ajuda das amigas para receber os convidados. Uma delas providenciou uma leitoa à pururuca, um dos pratos mais apreciados pelo contraventor.
Embora muito magro, abatido e com muitos mais cabelos brancos após quase nove meses preso, Cachoeira esteve sempre sorridente. Sua aparência preocupou Andressa, que chamou um cabeleireiro para dar uma repaginada no visual do marido. Segundo o relato de amigos, ela quer chamar um médico para avaliar as reais condições de saúde do amado. Espera apenas terminarem os festejos.
As celebrações pela libertação de Cachoeira começaram na madrugada da própria quarta-feira (o contraventor deixou a Papuda junto com Andressa às 0h04 e foi diretamente para Goiânia). Na casa do Alphaville, um jantar cuidadoso o esperava. Pela manhã, a mulher lhe presenteou com um rico café da manhã, encomendado de um bufê famoso.
À noite, segundo o jornal O Popular de Goiânia, a festança ainda continuava, com musica alta e muitas pessoas na casa do Alphaville. Pelo relato do periódico, que telefonou à residência, uma mulher que se identificou como Cláudia atendeu ao telefonema em meio a muito barulho de comemoração. “Ele está ótimo”, teria gritado. “Estamos em festa, não tem hora para acabar”, emendou, para, em seguida, acrescentar que não estava autorizada a repassar nenhuma informação.
Anápolis
Na cidade natal de Cachoeira, Anápolis (localizada no meio do caminho entre Goiânia e Brasília), o clima também era de festa, embora parte dos moradores critique o culto ao contraventor. À tarde correu o boato de que era organizada uma grande celebração pela soltura de Cachoeira, com a realização de uma carreata pelas ruas do município. Parentes e amigos mais próximos disseram não saber do evento, mas que, se acontecesse, sem dúvida todos se fariam presentes.
Fernando Cunha Neto, sobrinho de Cachoeira e vereador reeleito pelo PSDB com 1.912 votos em Anápolis, afirma que a comunidade anapolina gosta muito de seu tio e de toda família. “Falo isso pela expressiva votação que tive, conquistando a reeleição”, disse ao a O Popular, completando que não sofreu qualquer retaliação dos colegas vereadores ou mesmo dos adversários pelo fato de ser parente de uma das figuras mais controversas do país na atualidade.

Prefeitos eleitos de nove capitais tiveram 75% de doações ocultas

Na primeira eleição da era da Ficha Limpa e da Lei de Acesso à Informação, faltou transparência nas doações de campanha nas disputas municipais. Dos R$ 75,5 milhões arrecadados pelos nove prefeitos de capital eleitos em primeiro turno, R$ 57 milhões (75%) tiveram origem oculta. Esse montante foi atribuído pelos candidatos eleitos a repasses dos comitês financeiros e aos diretórios de seus partidos políticos.
Apesar de os comitês e os diretórios também serem obrigados a informar de quem receberam, não é possível precisar o destino final da doação, já que os recursos são pulverizados entre diversos candidatos.
Na prática, as prestações de contas apresentadas pelo conjunto desses nove prefeitos eleitos só permitem identificar os doadores de 25% de todo o dinheiro repassado aos candidatos. Pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigou os candidatos a revelarem, nas prestações de contas parciais, ou seja, durante a campanha eleitoral, quem eram os seus financiadores.
O pontapé para essa iniciativa foi dado pelo juiz eleitoral Márlon Reis, que determinou a divulgação dos dados de financiamento no Maranhão. A medida acabou sendo estendida a todo o país logo em seguida pelo TSE. As informações são do Congresso em Foco.
Os prefeitos são Teresa Surita (PMDB), de Boa Vista (RR), Fortunati (PDT), de Porto Alegre (RS), João Alves (DEM), de Aracaju (SE), Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro (RJ), Rui Palmeira (PSDB), de Maceió, Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte (MG), Paulo Garcia (PT), de Goiânia (GO), Geraldo Júlio (PSB), de Recife (PE) e Carlos Amastha (PP), de Palmas (TO).

Com informações do Bahia Notícias

Motoristas vão à Justiça contra a Prefeitura de Salvador, após terem prejuízo com buraco

Gerente comercial e juiz se uniram para cobrar da prefeitura de Salvador o dinheiro gasto
Flávia Faria  
Do Jornal A Tarde

Dois motoristas prejudicados pela irregularidade da malha viária da capital estão acionando a prefeitura por danos causados aos veículos. O gerente comercial Fábio Gagliano retornava do trabalho em um sábado à noite, pela Avenida Pinto de Aguiar, Patamares,  quando furou dois pneus, ao passar por um buraco que tomava quase metade da pista,  em direção à Avenida Paralela.
A solução foi chamar o reboque e arcar com o prejuízo. "Gastei mais de R$ 350 para repor os pneus. Isso porque consegui economizar comprando o produto direto do distribuidor", afirma o gerente comercial, lembrando do episódio ocorrido há um mês, no local onde a cratera já foi tapada.
Mais à frente, o gerente identificou outras três pessoas que passavam pela mesma situação. Uma delas era o juiz Alberto dos Santos. "É o sexto pneu que perco por causa de um buraco na cidade", brada o magistrado. Santos reclama da má condição das pistas: "É um absurdo que a prefeitura fique fazendo remendos que estragam e não resolva o problema de uma vez".
Juntos, eles decidiram processar a prefeitura pelos danos causados aos veículos. "Pagamos impostos, não é para esse tipo de coisa acontecer. Já sei de casos em que as pessoas foram ressarcidas", afirma o juiz.
Legislação - Segundo o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Sérgio Reis, as leis brasileiras determinam a responsabilidade civil do Estado, município e União, em relação a qualquer dano que o cidadão venha a sofrer trafegando ou dirigindo em via pública.
"Vale para um buraco aberto na calçada, por exemplo. Se uma pessoa cai e se machuca, o Estado tem responsabilidade por isto", explica. Para entrar com uma ação na Justiça, Reis afirma que  é preciso provar que o acidente foi causado por problemas com a pista, em área específica que esteja sobre a responsabilidade do município, Estado ou União.
A ação pode pedir indenização não só pelos prejuízos financeiros com o veículo, mas por danos morais. "Nos dois casos, é preciso comprovar as perdas", ensina Reis. Se, de alguma forma, o tempo em que o veículo ficou parado fez com que o indivíduo perdesse dinheiro - caso de taxistas, por exemplo - também é possível pedir ressarcimento. "É o caso de lucro cessante. O mesmo é válido para um pedestre que sofra um acidente na calçada".
Órgãos - Reis afirma que, a depender do local do acidente, o órgão judicial a ser procurado se modifica. Em vias estaduais ou municipais, a ação deve ser ajuizada em uma Vara de Fazenda Pública. "Nas estradas da União, há juizados federais especiais que podem julgar  causas do tipo. Isso agiliza o processo", diz.


Pedágio - No caso do acidente ocorrer em via pedagiada, de responsabilidade de concessionárias, Reis indica que também seja  acionada a  empresa. Bahia Norte, Concessionária Litoral Norte e Via Bahia, que administram  rodovias no Estado, informaram, por meio de notas, que contam com uma ouvidoria para que os motoristas entrem em contato. Segundo as empresas, a queixa apresentada passa por análise da equipe técnica e,  em seguida, o cliente receberá um retorno.
A TARDE entrou em contato com a Procuradoria Geral do Município (PGM) para pedir orientações de como o cidadão deve proceder em casos de acidentes, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

Posse de Barbosa no Supremo reunirá Dilma e celebridades

Sessenta convites foram enviados para outros países, como EUA e França.
Relator do mensalão assumirá STF e CNJ; Ricardo Lewandowski será vice.

 

Fabiano Costa e Mariana Oliveira
Do G1, em Brasília
Convite para a posse do ministro Joaquim Barbosa (Foto: Cíntia Acayaba / G1)
A posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na tarde desta quinta-feira (22), terá a presença da presidente Dilma Rousseff e de várias celebridades.
Entre os famosos que devem acompanhar a solenidade estão os atores Taís Araújo, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, o cantor Djavan, a apresentadora Regina Casé e o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet.
Barbosa também convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia, mas o petista comunicou por meio de sua assessoria que estará em viagem à Índia.
Em razão da aposentadoria de Ayres Britto, que completou 70 anos no último domingo (18), Barbosa assumiu interinamente a presidência do Supremo na segunda (19). Na quarta (21), comandou pela primeira vez uma sessão de julgamento do processo do mensalão, do qual é relator.
Ao todo, foram impressos 2,5 mil convites para o evento, de acordo com o cerimonial do STF. Foram enviados convites para todos os ministros aposentados, tribunais de países de língua portuguesa e nomes que integram a lista tradicional de cerimônias do Supremo (ministros aposentados e autoridades da República).
Entre os convidados pessoais do ministro, estão representantes de universidades no Brasil e no exterior, além de familiares, que virão de Paracatu (MG).
Somente para o exterior, principalmente Estados Unidos, Alemanha e França, foram enviados cerca de 60 convites. Na França, o ministro fez doutorado em direito público na Universidade de Paris. Nos Estados Unidos, Barbosa estudou na Universidade de Columbia, em Nova York, e na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
TelõesApesar da previsão do cerimonial da presença de cerca de 1,5 mil pessoas no evento, o plenário do Supremo tem menos de 300 lugares. Por conta disso, serão instalados telões em outras salas para que todos consigam acompanhar a cerimônia.
Na solenidade, também será empossado o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do tribunal e do CNJ. Divergências sobre o relatório final e sobre a forma de conduzir o julgamento provocaram vários embates entre Barbosa e Lewandowski durante o julgamento do mensalão, ação penal na qual Lewandowski é o ministro-revisor.
Na semana passada, Lewandowski disse acreditar que, apesar das discussões em plenário, não haverá problemas durante a gestão de Barbosa.
"Já estamos acertando como vamos fazer nas eventuais saídas dele. Não tem problema algum. A vida continua. Não tem nenhum problema, fiquem tranquilos. As instituições estão firmes. Isso é um entrevero."
Rito da cerimônia
A cerimônia de posse tem início previsto para as 15h de quinta-feira e, portanto, não ocorrerá sessão de julgamento do mensalão.
De acordo com a tradição, a sessão será iniciada com a execução do Hino Nacional. Pelo ritual, a posse seria dada pelo presidente em exercício. Como Ayres Britto se aposentou, a cerimônia será iniciada pelo ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello. Britto estará presente na condição de convidado.
Barbosa assinará o termo de posse e será declarado presidente. Ele dará, então, posse ao vice Ricardo Lewandowski.
Após a assinatura dos termos de posse, serão feitos os discursos de boas vindas. Nas últimas cerimônias de posse, o ministro com mais tempo de tribunal falou em nome dos demais - esse ministro é Celso de Mello.
Mas não existe uma regra quanto a isso, segundo o cerimonial. Por isso, em vez de Mello, Joaquim Barbosa decidiu convidar o ministro Luiz Fux, de quem é amigo pessoal, para falar em nome do tribunal.
Na sequência, falam o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Barbosa será o último a falar.
Uma tradição das posses no STF será quebrada no evento. Em razão do problema na coluna, Barbosa pediu que fossem dispensados os cumprimentos. Ele só será cumprimentado no coquetel que ocorrerá à noite em um espaço de eventos em Brasília, oferecido por diversas entidades de juízes, como a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

STF fixa penas de 5 réus na primeira sessão de Barbosa como presidente

Ministros também terminaram de estipular a pena de Rogério Tolentino.
Faltam agora punições de 9 parlamentares e ex-parlamentares condenados.

 

Fabiano Costa e Mariana 
Oliveira Do G1, em Brasília
Ministro do STF Joaquim Barbosa
O Supremo fixou as penas de cinco condenados nesta quarta (21), na primeira sessão de julgamento em que o ministro Joaquim Barbosa acumulou a relatoria do processo do mensalão com a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram definidas as penas dos sócios da corretora Bônus-Banval Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado; do ex-assessor parlamentar do PP João Cláudio Genu; do ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas; e do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Barbosa atuou como presidente interino nesta quarta. Ele toma posse definitiva do cargo nesta quinta (22).

A próxima sessão para julgamento do processo do mensalão será segunda (26). Ainda faltam as penas do ex-primeiro-secretário do PTB Emerson Palmieri e de oito parlamentares e ex-parlamentares: os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), além dos ex-deputados Pedro Corrêa, Bispo Rodrigues, Romeu Queiroz, José Borba e Roberto Jefferson, delator do mensalão.

Além de fixar as penas para os cinco réus, o tribunal também concluiu nesta quarta a punição para o advogado de Marcos Valério Rogério Tolentino, cuja punição começou a ser fixada em 8 de novembro.

Desses seis réus, quatro devem cumprir pena em regime semiaberto, o estipulado para penas entre 4 e 8 anos segundo o Código Penal: Fischberg, Quadrado, Genu e Lamas. Apenas dois devem cumprir pena em regime fechado: Tolentino e Pizzolato.

A legislação estabelece que penas superiores a 8 anos devem ser cumpridas em regime fechado, em presídio de segurança média e máxima.

No caso das penas a serem cumpridas em regime semiaberto, o réu pode trabalhar fora do presídio e dormir na cadeia. O Código Penal estabelece que a pena de regime semiaberto deve ser cumprida em uma colônia agrícola ou industrial. Pelo entendimento dos tribunais, quando não há vagas em estabelecimentos do tipo, o condenado pode ir para o regime aberto – quando o réu dorme em albergues – ou obter liberdade condicional.

Os ministros anunciaram que as penas ainda serão ajustadas conforme o papel de cada um no esquema.

Estreia como presidenteNa primeira sessão como presidente, Barbosa foi auxiliado pelo ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello, principalmente na contabilização dos votos dos demais ministros.

Joaquim Barbosa chegou a se confundir em alguns momentos, tentando contabilizar votos pela fixação de penas de ministros que tinham votado pela absolvição de réus.

O miinistro também se confundiu ao apresentar seu próprio voto: “É como voto, senhor presidente”, disse Barbosa ao concluir a definição de uma das punições, sendo que ele próprio era o  presidente em exercício.

Ao final da sessão, questionado por jornalistas sobre como havia se sentido na nova função, o presidente eleito do Supremo disse: “Normal, normal. Já tinha presidido outras vezes”, ressaltou, referindo-se às ocasiões em que comandou interinamente a corte na ausência de Ayres Britto, que se aposentou na semana passada.

'Dosimetria'
Nas sessões anteriores, o primeiro a ter a pena fixada foi Marcos Valério, cuja pena soma 40 anos, 2 meses e 10 dias de prisão. Além disso, a multa chega a R$ 2,72 milhões, em valores que ainda serão corrigidos (entenda o que é dia-multa).

O segundo foi Ramon Hollerbach, ex-sócio de Valério, condenado a 29 anos, 7 meses e 20 dias de prisão, além de 996 dias-multa, que totalizam R$ 2,533 milhões. O terceiro a ter a pena definida foi Cristiano Paz, também ex-sócio de Valério.

Já Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério, recebeu pena de12 anos, 7 meses e 20 dias de prisão, além de 288 dias-multa no valor de R$ 374,4 mil. Rogério Tolentino foi condenado a 8 anos e 11 meses, mais R$ 312 mil em multa.

No núcleo político, a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ficou definida em 10 anos e 10 meses, além de multa no valor de R$ 676 mil. O ex-presidente do PT José Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, mais multa no valor R$ 468 mil.

Delúbio Soares foi condenado a 8 anos e 11 meses, além de multa de R$ 325 mil.
Considerando o núcleo financeiro, a ex-presidente e atual acionista do Rural Kátia Rabello foi condenada a 16 anos e 8 meses de prisão, além de multa de R$ 1,5 milhão. O ex-vice-presidente José Roberto Salgado teve a mesma pena de prisão e multa de R$ 1 milhão.

O também ex-vice do Rural Vinícius Samarane foi condenado a 8 anos e 9 meses de reclusão e multa de R$ 598 mil.

Sócio da corretora Bônus Banval, Breno Fischberg foi condenado a 5 anos e 10 meses, além de multa de R$ 572 mil. Também sócio, a pena de Enivaldo Quadrado ficou em 9 anos e 20 dias, além de multa de R$ 676 mil. João Cláudio Genu, ex-assessor parlamentar do PP, foi condenado a 7 anos e 3 meses.

O ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas foi condenado a 5 anos de reclusão.
O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses.

Ao final da definição da punição de todos os réus, os ministros poderão ajustar as penas de prisão e multas. Eles também devem decidir sobre o pedido feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de prisão imediata para os 25 condenados. Há ministros que defendem que se espere a publicação do acórdão do julgamento e o fim do prazo de recursos, o que só ocorrerá no ano que vem.

Condenações e absolvições
Quando concluir o tamanho das penas, o Supremo também deve decidir se vai determinar a perda do cargo dos três deputados federais condenados: Valdemar, João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

saiba mais

Veja abaixo a relação de todos os condenados e absolvidos no julgamento:

RÉUS CONDENADOS
- Bispo Rodrigues (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Breno Fishberg (lavagem de dinheiro)
- Cristiano Paz (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha)
- Delúbio Soares (corrupção ativa e formação de quadrilha)
- Emerson Palmieri (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Enivaldo Quadrado (formação de quadrilha e lavagem de dinheiro)
- Henrique Pizzolatto (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro)
- Jacinto Lamas (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- João Cláudio Genu (formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- João Paulo Cunha (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro)
- José Borba (corrupção passiva)
- José Dirceu(corrupção ativa e formação de quadrilha)
- José Genoino (corrupção ativa e formação de quadrilha)
- José Roberto Salgado (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha)
- Kátia Rabello (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha)
- Marcos Valério (Corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Pedro Corrêa (formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Pedro Henry (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Ramon Hollerbach (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Roberto Jefferson (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Rogério Tolentino (lavagem de dinheiro, corrupção ativa, formação de quadrilha)
- Romeu Queiroz (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Simone Vasconcelos (lavagem de dinheiro, corrupção ativa, evasão de divisas, formação de quadrilha)
- Valdemar Costa Neto (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Vinícius Samarane (gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro)
ABSOLVIÇÕES PARCIAIS (réus que foram condenados em outros crimes)
- Breno Fischberg (formação de quadrilha)
- Cristiano Paz (evasão de divisas)
- Jacinto Lamas (formação de quadrilha)
- João Paulo Cunha (peculato)
- José Borba (lavagem de dinheiro)
- Pedro Henry (formação de quadrilha)
- Valdemar Costa Neto (formação de quadrilha)
- Vinícius Samarane (formação de quadrilha e evasão de divisas)
RÉUS ABSOLVIDOS
- Anderson Adauto (corrupção ativa e lavagem de dinheiro)
- Anita Leocádia (lavagem de dinheiro)
- Antônio Lamas (lavagem de dinheiro e formação de quadrilha)
- Ayanna Tenório (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Duda Mendonça (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)
- Geiza Dias (lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- João Magno (lavagem de dinheiro)
- José Luiz Alves (lavagem de dinheiro)
- Luiz Gushiken (peculato)
- Paulo Rocha (lavagem de dinheiro)
- Professor Luizinho (lavagem de dinheiro)
- Zilmar Fernandes (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)

Macarrão muda versão sobre Eliza e diz que Bruno 'ia levar ela para morrer'

Réu declarou durante depoimento que levou Eliza a 'local indicado' pelo goleiro. Ele disse que não sabia o que iria acontecer, mas que 'pressentia' que jovem seria morta

 

Rosanne D'Agostino
Do G1, em Contagem (MG)

Bruno deixa fórum após adiamento do julgamento (Foto: Mauricio de Souza/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)

A terceira sessão do júri popular do caso Eliza Samudio, que durou da manhã de quarta até a madrugada desta quinta-feira (22) no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, foi marcada pelo interrogatório do réu Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, que disse ter levado de carro a ex-amante do jogador até um local indicado pelo goleiro, em Belo Horizonte, onde a jovem entrou em um Palio. "Ele ia levar ela para morrer", afirmou sobre a ordem recebida.

Macarrão disse à juíza que não sabia o que iria acontecer com Eliza, mas que "pressentia" que a jovem seria morta. Ele afirmou ainda que alertou Bruno sobre o que podia acontecer, mas que o goleiro pediu para ele largar "de ser bundão". "Falou que era para deixar com ele", disse o réu antes de começar a chorar no plenário.

Na manhã de quarta, o réu Bruno Fernandes de Souza deixou o júri após ter o julgamento desmembrado e adiado para 4 de março de 2013 por decisão da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, atendendo pedido da defesa. Lúcio Adolfo, novo advogado de Bruno após a saída de Francisco Simim, alegou não conhecer o processo.

O júri também encerrou a fase dos depoimentos de testemunhas de acusação e de defesa após ouvir no plenário duas pessoas: Sônia Fátima de Moura, mãe de Eliza Samudio, e Marcos Vinícius Borges, amigo de infância de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão. A pedido da advogada de Fernanda Castro, também foram exibidos depoimentos em vídeo de José Roberto, caseiro do sítio de Bruno em Esmeraldas (MG), e de Gilda Maria Alvez, mulher dele.

O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro exibiu ainda, durante cerca de uma hora e 40 minutos, reportagens de diversos veículos de comunicação sobre o caso Eliza Samudio. Os jurados acompanharam atentos, mas demonstraram sinais de cansaço devido ao longo tempo de júri. Antes do fim da sessão, foram lidos documentos periciais e depoimentos de outras testemunhas.

O júri popular, que teve início com cinco réus, segue com apenas dois acusados: Macarrão e Fernanda. Ele é acusado de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver. Ela é acusada de sequestro e cárcere privado de Eliza e de Bruninho, filho que a vítima teve com o goleiro.

A Promotoria acusa o jogador, que era titular do Flamengo, de ter arquitetado a morte da ex-amante, em crime ocorrido em 2010, para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia. Bruno, sua ex-mulher Dayanne Rodrigues e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, tiveram o júri desmembrado pela juíza Marixa e serão julgados em 2013.


Fernanda é próxima interrogada
Depois do interrogatório de mais de cinco horas de Macarrão, o júri popular ouvirá Fernanda Castro, namorada de Bruno à época dos fatos. A sessão está marcada para começar às 13h30 desta quinta-feira. Terminada a chamada fase de instrução, em que as provas são apresentadas, terão início os debates com argumentos da acusação e da defesa para tentar convencer os jurados.

'Não sou esse monstro'
Antes de falar ao júri, Macarrão ouviu a leitura da denúncia contra ele e disse para juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues que a acusação "em partes é verdade" e que ele não falou, em depoimentos anteriores, tudo que sabia sobre Eliza. "Quero deixar bem claro para a senhora que eu não sou esse monstro que as pessoas colocaram", disse Macarrão. "E hoje eu vou falar tudo que a senhora queira ouvir da minha boca e colaborar com a verdade dos fatos".

Macarrão disse que Bruno conheceu Eliza Samudio durante "orgia no apartamento" e que, tempos depois, o goleiro contou que achava que a jovem estava grávida. O réu afirmou que não levou Bruno a sério, mas que o goleiro iria encontrar Eliza para conversar. Meses mais tarde, Bruno retomou o assunto e confirmou que "a garota estava grávida mesmo".

O réu disse que Bruno estava estranho ao telefone, no dia 10 de junho de 2010, e que o jogador pediu que ele levasse Eliza Samudio até um ponto da Pampulha, onde teria uma pessoa esperando por ela. "Ele falou que ia...", começou a contar. "Antes de dizer o que ele ia fazer, eu quero dizer que eu disse pra ele deixar aquela menina em paz".

Mais tarde, questionado se estava mais aliviado por contar o que aconteceu, Macarrão respondeu: "Eu guardei tudo isso. Eu não aguentava mais, eu não sou esse monstro que todo mundo colocou [...] Se tem alguém aqui que acabou com a vida, foi ele [Bruno] que acabou com a minha vida".

"Graças a Deus eu tirei esse fardo carregado há dois anos das minhas costas. Eu não quis prejudicar ninguém nesse processo", disse Macarrão ao final do interrogatório. "Eu ponho a cabeça no travesseiro tranquilo de que eu fiz tudo para evitar isso [...] Eu não participei".

Júri de Bruno é adiado
Pela manhã, o julgamento de Bruno Fernandes foi desmembrado e adiado para 4 de março de 2013, segundo decisão da juíza Marixa Fabiane. O goleiro foi retirado do plenário para ser levado novamente para a penitenciária Nelson Hungria. Inicialmente, a juíza havia anunciado que o novo júri ocorreria em janeiro, mas depois ela afirmou que é difícil conseguir jurados para compor o Conselho de Sentença no início do ano e que fevereiro tem poucos dias, em razão do Carnaval.

Francisco Simim, substituído pelo advogado Lucio Adolfo da Silva na defesa de Bruno (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Francisco Simim, substituído por Lucio Adolfo da
Silva na defesa de Bruno (Foto: Pedro Triginelli/G1)
O adiamento foi concedido pela juíza a pedido da defesa de Bruno. O advogado Francisco Simim, que defendia o goleiro, apresentou um documento transferindo seus poderes a outro defensor, Lúcio Adolfo. Chamado de substabelecimento sem reserva de poderes, o documento pediu a substituição de Simim por Adolfo, que alegou não conhecer o processo para pedir o adiamento.

O corpo de defesa afirmou logo no início da sessão, por volta de 9h40, que o novo defensor precisa de prazo para ler o texto da ação. "Eu preciso de mais tempo para estudar esse processo", disse Adolfo no plenário.

Na terça-feira (20), o goleiro Bruno já havia tentado adiar o júri, com um pedido de destituição de seus advogados Rui Pimenta e Francisco Simim. A juíza Marixa aceitou o pedido de saída de Pimenta, após o jogador alegar que não se sentia seguro para continuar com ele, e negou o de Simim.
A juíza afirmou que "não obstante haver claras evidências de manobra, por outro lado também é verdade que o documento que foi apresentado a mim foi de substabelecimento", justificando sua decisão. "Estou acolhendo o pedido da defesa para conceder ao advogado prazo para o conhecimento do processo".

Lei Mais no G1