19 de nov. de 2012

Dr. Alex, prefeito reeleito do município de Feira da Mata, destaca ações realizadas e projetos para a próxima gestão.

Foto: Jornal Tribuna do Sertão

Dr. Alex, prefeito reeleito de Feira da Mata, destacou que pretende informatizar a rede de PSFs.


Reeleito com 57,23% dos votos válidos em Feira da Mata, Dr. Alex, recebeu a equipe do Jornal Tribuna do Sertão em sua residência. Na oportunidade o prefeito falou sobre algumas das suas realizações ao longo destes últimos quase quatro anos e sobre os projetos para os próximos quatro anos em que estará à frente da administração municipal. A conversa versou sobre temas variados, passando por educação, saúde, infra-estrutura e criação da Associação de Prefeitos do Médio São Francisco.

Sobre a educação, o gestor municipal destacou algumas ações que foram realizadas neste mandato, a exemplo da criação dos chamados núcleos escolares, inclusive na zona rural, que acabou com muitas escolas multisseriadas que existiam em Feira da Mata. Ele destacou ainda que mesmo nas escolas multisseriadas que ainda existem, os professores estão sendo constantemente capacitados para que os alunos tenham acesso a uma educação com mais qualidade. ‘Nós buscamos também estimular os alunos. Nós criamos o Soletrando Municipal, que dura cerca de quatro meses e que distribui R$ 10 mil em prêmios. Criamos também o Programa de Xadrez nas Escolas e outros projetos que despertam o interesse dos alunos e fazem com que eles se sintam estimulados a participar e aprender mais', destacou Dr. Alex.

O prefeito enfatizou que, na área da saúde, Feira da Mata conta com três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), mas não dispõe de um Hospital. ‘Nós vamos buscar a construção de uma sala de estabilização, com sala de parto, evitando que os filhos daqui tenham que nascer em outros lugares como Côcos e Coribe', afirmou. Dr. Alex destacou ainda que uma nova sede de PSF está sendo construída, dentro do padrão moderno, e que na atual sede passará a funcionar uma creche municipal. ‘Além desta creche, nós estamos construindo, em parceria com o Governo Federal, a creche Pró-Infância, que representa um investimento da ordem de R$ 1,3 milhão e vai contribuir para melhorar a qualidade de vida das famílias de Feira da Mata', afirmou.

Além da Creche Pró-Infância, o gestor municipal anunciou também que o município também está sendo beneficiado com a construção de quatro quadras esportivas e da sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que segundo ele realiza um grande trabalho com as famílias carentes do município. Outra reivindicação antiga da comunidade, a melhoria do sistema de abastecimento de água, ainda segundo Dr. Alex, deve ser licitada em breve pela CAR. ‘ O sistema de abastecimento de água de Feira da Mata é precário. O que está funcionando é o mesmo de 20, 30 anos atrás, quando Feira da Mata ainda era um Distrito de Carinhanha, mas nós estamos buscando esta obra, que é muito importante para toda população', afirmou.

A informatização dos PSFs também foi defendida pelo médico e prefeito de Feira da Mata. Segundo ele, a intenção é fazer com os agentes de saúde trabalhem com equipamentos que permitam identificar as unidades habitacionais visitadas e que estas informações possam estar disponíveis no sistema integrado. ‘Nós queremos implantar a identificação biométrica dos pacientes, com identificação visual através de fotografia. O prontuário do paciente, sua ficha vai ficar disponível no sistema online, de modo que ele poderá ser atendido em qualquer PSF, não precisando mais ficar vinculado a uma determinada unidade. Inclusive, o administrador do sistema vai poder fazer videoconferência com as equipes das unidades de PSF para verificar o andamento dos atendimentos, identificado possíveis causas do atraso', afirmou Dr. Alex.

O prefeito falou ainda das dificuldades enfrentadas nesta primeira gestão, ressaltando que 40% do município de Feira da Mata era administrado por Coribe, ‘porque simplesmente não existiam estradas interligando a sede de Feira da Mata a estas localidades. Tinha lugar que nem a cavalo a pessoa conseguia passar. Só que, quando nós entramos, começamos a investir na construção e reforma de estradas vicinais e pouco a pouco estas localidades estão voltando a ser integradas ao município de Feira da Mata. Ainda existem algumas que precisam voltar a criar o vínculo de identificação com o município', afirmou Dr. Alex.

O prefeito destacou também que boa parte da população de Feira da Mata não mora no município, existindo um grande número de pessoas vivendo na região centro-oeste, principalmente em Brasília. ‘Nós estamos tentando fazer com que estas pessoas voltem a ter um vínculo maior com Feira da Mata. Muitos deles tem um vínculo familiar, mas nós queríamos mais. Então, criamos um conjunto habitacional e vendemos os lotes a preço de custo para os filhos de Feira da Mata que moram fora. Vendemos cem lotes e que comprou tem um ano e meio para pelo menos murar o lote. Então, esta foi uma forma também de trazer investimentos para o município, na medida em que essas pessoas ganham dinheiro lá fora, mas investem em Feira da Mata', afirmou Dr. Alex.

Sobre a criação da Associação de Prefeitos do Médio São Francisco, o prefeito destacou ser uma necessidade, tendo em vista que a região precisa ter uma maior união e uma melhor representatividade. ‘A pauta de reivindicações da região é muito extensa e para conseguir viabilizar estes projetos, nós precisamos nos unir. Nós já temos cinco prefeitos - Feira da Mata, Carinhanha, Malhada, Iuiu e Serra do Ramalho. Para começar está bom, mas acredito que vamos conseguir aumentar este número', afirmou.

Finalizando, Dr. Alex falou sobre a feira livre, que há vários anos não era realizada em Feira da Mata, mas que após os investimentos feitos na reforma do mercado municipal voltou a acontecer e está ganhando cada vez mais força.

Com informações do Jornal  Tribuna do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário