25 de nov. de 2012

Serra do Ramalho foi abordada no Espeleo

Região apresenta diversas grandes cavernas.
Foto: Divulgação
A imponente Serra do Ramalho, localizada no centro-sul do estado da Bahia, foi um dos temas das palestras que ocorrerão durante o Espeleo 2005 - 1° Encontro Técnico da Redespeleo Brasil -o encontro ocorreu em 25 de maio, na cidade de Iporanga, no sul do Estado São Paulo.

A responsabilidade de falar sobre a grande concentração de cavernas importantes da Serra do Ramalho ficou por conta do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, encabeçado por Vitor Marcos Aguiar de Moura, também conhecido como Vitinho, que já esteve inclusive na Caverna da Boca da Lapa, região rural do Distrito de Ramalho no muncípio de Feira da Mata.

“Será uma palestra de caráter informal, sobre as explorações do Grupo Bambuí na área”, explicou Vitinho à época, espeleologo ativo e bastante envolvido na organização de explorações e mapeamentos de várias cavernas de grande porte.

Os participante da palestra tiveram uma boa noção do que se passa na Serra do Ramalho. O roteiro incluiu contar o histórico das expedições, caracterizando a área através de mapas, localizando as cavernas mais importantes, apresentando e comentando os mapas destas cavernas. A palestra fechou com uma mostra de slides.

Principais grutas - A Serra do Ramalho tem pelo menos sete grandes cavernas. São elas: Gruta da Água Clara, Boqueirão, Engrunado, Boca da Lapa, Gruta do Pedro Cassiano, Lapa do Peixe e Gruta do João Cravatá.

Destas, a maior é a da Água Clara, com seus 13.880 metros de extensão. Ela é constituída basicamente de uma galeria principal, com sete quilômetros, e apresenta traçado sinuoso, com seções que variam desde uma elipse predominantemente horizontal até amplas galerias de seção abobadada e com mais de 20 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário